NOE

A escola é um espaço social e nela uma diversidade de relações são estabelecidas diariamente (professor-alunos, aluno-aluno, alunos-gestores, professor-pais, pais-gestores, professor-gestores...). Essas relações devem ser vivenciadas num clima respeitoso, democrático para que possam ser propícias ao desenvolvimento dos alunos nos seus distintos aspectos e à formação de personalidades éticas.

O Núcleo de Orientação Educacional tem como objetivo a escuta e intervenção junto às crianças, seus professores e à família a fim de construir esse ambiente social respeitoso, seguro e potente ao pleno desenvolvimento dos nossos alunos.

Com as crianças são realizadas sessões de grupo e reuniões de classes a fim de resolver problemas e mediar conflitos, além de trabalhar conteúdos socioemocionais como comunicação, empatia, responsabilidade, cooperação, autonomia, respeito, regulação emocional, bullying, dentre outros. O trabalho é planejado a partir da observação dos grupos e das suas reais necessidades, seguindo um modelo de ação, reflexão e ação em conjunto com os professores. Também são feitos atendimentos individuais com as crianças para escuta, acolhimento e intervenção breve nas questões de ordem particular ou de pequenos grupos.

Junto aos professores o trabalho do NOE propõe acompanhar as questões comportamentais e socias que interferem na aprendizagem e no bom funcionamento dos grupos, refletindo, analisando e sugerindo intervenções construtivas.

Com os pais, O NOE atende, escuta e faz encaminhamento favorecendo a superação das dificuldades encontradas e pensando com eles em estratégias para ajuda-los na educação de seus filhos.

A proposta é baseada nas teorias do Desenvolvimento Moral e na Disciplina Positiva.

Tempo Centro de Estudos sob a direção de Larissa Machado Moreira de Souza, promoveu diversos cursos, grupos de estudos e palestras sobre temas de fundamental importância na área educacional, tais como: inclusão escolar, moralidade infantil, desenvolvimento da linguagem, dificuldades de aprendizagem, literatura e contação de histórias, formação de coordenadores, nova Base Nacional Curricular Comum, tecnologia e educação, metodologias ativas, disciplina positiva, habilidades socioemaocionais, etc... Esses temas foram escolhidos a partir de uma minuciosa observação das reais necessidades do educador, visando desta forma, auxiliá-lo no seu fazer pedagógico e aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino ofertado pela nossa instituição.

Sabemos que há muito mais a realizar, pois possibilitar o estudo e a atualização constante dos nossos professores, investindo na formação continuada e na qualificação dos nossos profissionais é nosso compromisso constante.